28out
2014
0

A FORMAÇÃO DA VIDA E CUIDADOS PARA PRESERVÁ-LA.

Este lindo vídeo nos mostra a formação do bebê na barriga da mamãe. E nada melhor que também estejamos preparados para cuidar e preservar este milagre que é a vida!

A SÍNDROME DA MORTE SÚBITA DO LACTENTE (SMSL)

Ou a síndrome da morte súbita infantil , é a principal causa da morte de crianças até os 12 meses de idade durante o sono. É a morte inesperada e repentina que ocorre com bebês aparentemente saudáveis, principalmente nos primeiros 6 meses de vida,  não havendo uma explicação depois de uma investigação do acidente e de rever as condições de saúde do bebê.

Tem sido comprovado em todo o mundo uma maior ocorrência de morte súbita com bebês que são colocados para dormir de barriga para baixo. O bebê ainda tem pouca habilidade de levantar a cabeça, pois ele  ainda não tem muita força na parte de cima do corpo. Dormir de lado também não é seguro, porque ele pode virar acidentalmente, o que aumenta bastante o risco. .Colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir até 70% a morte súbita.

Muitos pais ainda preferem colocar os bebês para dormir de barriga para baixo pelas seguintes motivos:
– Pensam que se o bebê golfar ele podem engasgar . Porém isso não acontece com os bebês saudáveis, porque os humanos possuem mecanismos para previnir que isso aconteça. Geralmente, o líquido escorre do lado do rosto. – Pais pensam também que os bebês dormem melhor, por mais tempo e profundamente quando eles estão de barriga para baixo. Bem, isso é verdade, porém não é bom. Se o bebê estiver em situação de perigo, como falta de oxigênio, se ele estiver dormindo terá mais dificuldade de despertar . – Alguns pais acreditam que, dormindo de barriga para baixo, a criança ficará com a cabeça achatada na parte de atrás, e também com uma área sem cabelo. Mas tudo isso é temporário, e a medida que o bebê vai crescendo a cabeça vai voltando ao normal. – Quando dormem de barriga para cima, os bebês costumam se mexer rapidamente, o que é interpretado pelos pais como um medo do bebê e desconforto. Mas na verdade isso é uma proteção para o bebê, uma troca de ar fresco e um sutil e breve despertar do sono profundo. Enrolar o bebê com uma coberta leve e fina pode ajudar neste caso, desde que  a coberta não fique perto do rosto e não esquente muito.

bebe dormir do google
Outras providências de segurança que ajudam diminuir o risco de morte súbita são:
Evitar o quarto muito quente. Bebês muito agasalhados e em quartos muito aquecidos estarão em  perigo maior ao dormirem de barriga para baixo, porque o rosto é uma fonte de eliminação do calor nas crianças. Não se deve colocar mais de um bebê em um berço para dormir. Nunca cobrir com cobertor , aliás os casos de morte aumentam muito no inverno. O lugar mais seguro para o bebê dormir é no berço com segurança aprovada, sem excesso de almofadas e animais de pelúcia e com colchão firme. É bom fixar bem os lençóis e roupas de cama, para que o bebê não entre debaixo. Dormir em colchões e travesseiros macios aumenta os riscos. Evitar cadeiras, sofás, camas de adultos, colchões de ar e de água. O ideal é o berço só para o bebê, ao lado da cama dos pais. O fumo e a bebida durante a gestação e período de amamentação, aumenta 4 vezes o risco de morte súbita. Outros fatores de risco são o nascimento prematuro ( que pode inclusive ser causado pelo fumo), a vinda de gêmeos, trigêmeos, (devido ao compartilhamento do berço)

O correto é colocar a criança de barriga para baixo para brincar por alguns momentos, de 2 a 3 vezes ao dia, para auxiliar na saúde física e desenvolvimento do cérebro, fortalecer os músculos dos ombros, pescoço e braços, diminuir as chances de cabeça achatada e com a área careca, além de fortalecer os laços entre o adulto e a criança.
Infelizmente, nem todos ainda estão atentos a esta mensagem. É preciso estar consciente, não somente pais, mas também outro familiares, avós, cuidadores de crianças, babysitters. A melhor posição para o bebê dormir, de noite ou de dia, é de barriga para cima!

No Comments

Reply