17set
2014
0

A história do Chapeuzinho Amarelo

Chapeuzinho Amarelo — Chico Buarque de Holanda
Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda , conta a história de uma menina com medo do medo — uma menina amarela de medo — que transforma a fantasia dos contos em sua própria realidade, chegando ao ponto de não brincar, não se divertir, não comer, nem mesmo dormir.
Enfrentando o desconhecido “O Lobo”, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque constrói um texto no qual aparece com transparência o valor mágico que o autor atribui à palavra e não só trata com maestria nossos medos, como também, ensina as crianças a superar suas fobias.

Podemos trabalhar a história de diversas formas. Comparando com a tradicional, analisando o que as duas tem em comum e tem de diferente. Mostrando as crianças que elas mesmas podem reinventar os enredos que já conhecem, aproveitar os personagens para criar outras histórias. Fazer interpretação de texto escrita ou oral, momento inclusive em que alguns poderão falar sobre medos, inseguranças com mais facilidade, se baseando na história.

No Comments

Reply