16set
2014
0
Crianca feliz

Inteligencia Emocional (QE)

A habilidde de reconhecer os próprios sentimentos , compreender os dos outros e saber lidar com eles é o que a psicologia chama de Inteligencia Emocional (QE) .Ela é tão importante quanto o quociente de inteligencia porque possibilita que se tenha a serenidade e o discernimento necessários para que as funções cognitivas trabalhem plenamente. Não adianta a criança ser um genio se não souber lidar com as críticas , por exemplo.
Alguns pontos essenciais pra desenvolver a QE dos pequenos:
Vínculos afetivos : Até os pais mais ocupados devem reservar o momento de conversar, orientar, pegar na mão, olhar nos olhos e entender as angústias. Isso jajudará os filhos sentirem seguro e saber que podem contar com os pais. Os laços familiares requerem dedicação para se firmarem.
Autoestima: Permitir que a criança se sinta segura e confie no próprio potencial. O elogio é válido, mas em vez de elogiar a capacidde, parabenize o esforço, assim a criança será motivada a sempre superar a si mesma.
A resiliencia: capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos. O exercício dessa habilidade depende da interação com o outro, fazer a criança entender que nem tudo vai acontecer como deseja. As vezes é preciso esperar, ceder ou voltar atrás.
Frustrções: Uma boa dose pode ser bom. Perder um jogo pode faze-la sofrer, mas a ajudará em situações que precisará enfrentar mais para frente, quando se deparar com um não. Ela vai se decepcionar e chorar mas também vai aprender. Além de negar um brinquedo,por exemplo,é preciso fazer com que ela entenda o porque.
Brincadeira ( muita brincadeira!) A criança pode expressar de forma espontanea no ato de brincar, toda angústia e receio que ela não sabe expressar, elaborando situações do cotidiano ,por exemplo, externando sentimentos.A brincadeira controla a agressividade e promove o bem estar. Interagir com outras crianças brincando, ensina a descobrir que existem regras e a respeitar a opinião dos outros.

No Comments

Reply