07jan
2015
0
baratinha destaque

O casamento da Dona Baratinha!

Quem Quer casar com a Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha!?

A Dona Baratinha também pode participar das atividades criativas para o auxílio à alfabetização em português! Um dos clássicos inesquecíveis das história infantis, de Ana Maria Machado. Confira a sequência de atividades aqui reunidas.

desenho casamento

Primeiramente, nada melhor do que contar a história para as crianças de maneira atrativa. Pode ser através de um vídeo, teatro, teatro de fantoches, etc. Nas  histórias que encontrei, percebi que os animais pretendentes a se casar com a Senhorita Baratinha, mudam um pouco em uma versão e outra.

VÍDEO: O CASAMENTO DA DONA BARATINHA

 

 

TEATRO DE FANTOCHES

O teatro de fantoches é bom para estimular a linguagem oral. A fala dos personagens ajuda na participação das crianças, que podem ser envolvidas e estimuladas a falar durante a história. Elas também podem ajudar na confecção dos personagens, para recortar, pintar e colar os fantoches. Atividades que trabalham também a coordenação motora.

 

fantoche

Máscaras também podem ser usadas para as próprias crianças brincarem de dramatizar a história ou mesmo para fazer os fantoches.

macara d barata2macara do ratomascara de cabrito

boi 2burrinho ultimaATIVIDADES

Depois do envolvimento e da fixação da história, é hora de explorar a escrita e a leitura. Assim, as crianças já estarão mais preparadas e interessadas em responder, completar, adivinhar e organizar, de acordo com a proposta da atividade!

interpretacao

caca palabras valendocruzadinhacompletandoatividade 2atividadefazendo o fejaovoz dos animaisMÚSICAS

As músicas também agradam muito a criançada e músicas da dona Baratinha são muito divertidas!

 

musicaATIVIDADES MANUAIS

Um momento que os pequenos também adoram. Dobradura do ratinho,  para guardar de lembrança da História da Dona Baratinha, para que ela continue sempre  inesquecível !!

dobradura do ratinho

Veja também nossas outras atividades de auxílio `a alfabetização , clicando aqui:  http://goo.gl/7boJzx

Gostou?  Deixe aqui uma mensagem!

No Comments

Reply