13dez
2014
0
music

O melhores brinquedos para o desenvolvimento da fala

Nesta lista de brinquedos, recomendados pela fonoaudióloga Stephanie, você poderá se surpreender de não encontrar brinquedos designados especificamente para ensinar vocabulário básico. Os melhores brinquedos para ajudar no desenvolvimento da fala, são aqueles que inspiram a criança não apenas a memorizar as palavras, mas estimulam a usar as palavras de várias maneiras: pedindo, mostrando, compartilhando, resolvendo problemas, pedindo ajuda, fazendo planos, etc.
Os brinquedos devem ser escolhidos de acordo com os seguintes critérios:

Devem ser fortes e bem feito / ter extremidade aberta e versátil / sem baterias / serem relacionados a experiências familiares   ( do dia a dia: alimentar, tomar banho, se vestir)  Brinquedos que incentivam a interação social ( brinquedos divertidos para brincar com um amigo ou em grupo)

JOGO DE FAZENDA
Você sabia que fazer o som dos animais está ligado ao desenvolvimento da fala e também à alfabetização? Mas não é só isso, brincar de fazendinha, permite à criança lidar com experiências e cenários familiares ( comer, dormir, correr) além de possibilitar a prática de conceitos básicos como preposições ( dentro, fora, ao lado). Um ótimo jogo de fazendinha que a fonoaudióloga recomenda é o “Playmobil 1.2.3 Animal Farm, que é uma linha especial da Playmobil feita de peças maiores para evitar riscos de asfixia, apropriado para crianças a partir de 18 meses

fazendinha

BLOCOS
Brincar com blocos é uma fantástica atividade para desenvolver a fala. Isto envolve interação social ( colaboração, resolução de problemas) conceitos básicos ( Alto, curto, pequeno, grande, mais e menos) e permite várias formas de brincar de usar a imaginação! Toda criança deve ter um jogo de blocos básico e não muito pequeno.

blocks legal - Copy

BONECOS DE BEBÊS
Bonecos de bebês são mais um instrumento de terapia. As oportunidades de contruir a fala são inúmeras porque a criança pode repetir muitas experiências da vida real significativas. ( comer, vestir, dar banho, etc.)

baby doll

MÚSICA
A música tem inúmeros benefícios para a construção da fala. ela também pose auxiliar na alfabetização e a desenvolver o raciocínio lógico. Existem vários brinquedos de música: tambores, guitarra, piano, xilofone, bateria, maracas, cds infantis, etc. Podemos também usar a criatividade e fabricar os próprios instrumentos, uma atividade a mais que as crianças amam.

MASSINHA
A massinha de modelar desenvolve muita criatividade e a imaginação, e por isso, excelente para estimular a fala. Elas podem ser coloridas ou naturais.

play dough

CASA DE BONECA
A casinha de boneca é outra aliada à estimulação da fala que toda criança deve ter. Este é um grande exemplo de brinquedo que pode crescer com uma criança com o passar dos anos. As crianças mais novas ficarão felizes de brincar com os acessórios, enquanto as mais velhas se interessarão em reorganizar as sessões e ter suas próprias criações personalizadas.

doll house do blog

JOGO DE COZINHA
Este é um outro grande auxiliar para a fala básica. Se você tiver espaço, o jogo de cozinha é um investimento que vale a pena. Tente encontrar frutas e vegetais que sua criança gosta de comer na vida real, para completar a cozinha.

kitchen play nice

 

ARTE
As atividades artísticas proporcionam inúmeras oportunidades de estimular a fala, desde o desenvolvimento do vocabulário, até o pensamento crítico e raciocínio. Exemplos de arte: pintura, pintura a dedo. colagem, escultura, etc.

finger painting

Existem muitos outros excelentes brinquedos que auxiliam de forma formidável no desenvolvimento da fala, e entre eles, os LIVROS, é claro, que merecem um destaque especial nesta lista.

Gostou? As crianças certamente adoram!

 

Se você quer estudar mais sobre o desenvolvimento da fala,a  fonoaudióloga Stephanie dá muitas dicas interessantes :0

www. two-daloo.com

No Comments

Reply