30set
2014
2
desenvolvimento-psico-motor-1-728

Psicomotricidade

A psicomotricidade tem um lugar importantíssimo na educação infantil, principalmente na primeira infancia, porque existe uma grande relação entre os movimentos motores, afetivos e intelectuais. Nos movimentos da criança se trabalha toda sua afetividade, desejos e possibilidades de comunicação.
A palavra psicomotricidade tem duas partes: a motriz e o psiquismo. Motriz refere-se ao movimento e o psico determina a atividade psíquica em duas formas: a sócio afetiva e cognitiva.
Nos primeiros anos de vida  até os sete anos, aproximadamente, a educação da criança é psicomotriz. Tudo, o conhecimento e a aprendizagem realiza-se pela ação da criança sobre o meio, sobre os outros e as experiencias através de sua ação e movimento. A psicomotricidade permite que ela tome consciencia do seu corpo e de se expressar através dele, localizando-se no tempo e no espaço.
Todas elas necessitam de se mover, correr, saltar, jogar… Com estas atividades a sua psicomotricidade vai se desenvolvendo. Vejamos na prática atividades psicomotoras para cada fase:
PARA OS BEBES: É importante estimular o movimento o mais cedo possível e a coordenação. Podemos utilizar  músicas e objetos maleáveis que façam barulho ,para que o bebe possa pegar, sentir e ouvir. Uma boa idéia é o brinquedo “ginásio para bebes” que vai estimular a curiosidade e vários movimentos de acordo com a sua capacidade .

brincar bebe ginasio para bebes

ATÉ OS 3  ANOS: toda atividade deve possibilitar a criança o conhecimento do seu próprio corpo.
De coordenação motora fina, para desenvolver habilidades específicas e delicadas, como : jogos de encaixar, montar e desmontar, desenhos( desenhar os amigos, família, escola, seu retratinho, etc) pintar, recortar e colar. De coordenação motora grossa ou ampla: engatinhar, andar, correr, subir, pular, andar por entre objetos, caminhar sobre uma linha ou corda,  pular de um lado para o outro. Dançar e cantar músicas com gestos.  Enfim, podem ser elaboradas inúmeras brincadeiras ou desafios com brinquedos e objetos nas quais elas possam praticar essas ações, usando as partes do corpo.

jogos de encaxarbab96446e6126704669274fda565f0cd bolinhas

A partir de 4 anos, as crianças adquirem capacidade de realizarem atividades mais complexas, como exemplo, uma sequencia de comandos; passar por entre objetos, dentro do túnel e jogar bola. Brincar de amarelinha, recorte e colagem, brincadeiras que estimulam os sentidos, que exploram o espaço. Através de atividades lúdicas e brincadeiras, desenvolverão a habilidade de organização e orientação espacial, para reconhecer e entender as relações espaciais. o que as ajudará a perceber se os objetos estão próximos ou distantes, á direita ou esquerda, acima ou abaixo de outros objetos. Elas precisam dessa habilidade funcionando pra aprenderem a ler, escrever, contar.

noções espaciaissentidoscover 4Para crianças mais velhas:  uma diversidade de jogos são ótimos como atividades psicomotoras. e quando tem objetivos são mais valiosos! Aliás jogos são para todas as idades, variando o nível de dificuldade. Jogos que trabalhem noções de espaço, equilíbrio, as relações com o outro e de equipe por exemplo e também brincadeiras interessantes de acordo com a idade.

O MOVIMENTO TAMBÉM ENSINA!!

cover2movimentobrincadeiras-tradicionais-encantam-a-garotada[1]

Comments (2)

Reply