07out
2014
0
bebe com pincel pouco maior

Técnicas de pintura para crianças

A pintura, atividade lúdica e divertida, é uma das atividades que as crianças mais gostam. A pintura trabalha coordenação motora, percepção espacial, além de proporcionar uma sensação de bem estar e melhora na auto-estima. Nós selecionamos algumas técnicas de pintura fáceis e criativas que podem ser feitas  em casa também!    ( Os objetos cortantes usados devem ser manuseados apenas por adultos.)

1- PINTURA COM FOLHAS     Material – folhas de árvores, pincel, tinta guache, papel canson.

Aplique cores diferentes de tinta guache na parte de trás das folhas e pressione as folhas no papel  devagar. Depois é só usar a criatividade !!

pintura folha 1PINTURA COM LEGUMES E FRUTAS   –

Voce vai precisar de faca, tinta guache, papel sulfite,  legumes e frutas. Por exemplo, chuchu, quiabo e carambola.  Um adulto precisa cortar os legumes e frutas. Depois é so passar os pedacinhos na tinta guache e carimbar no papel. Fica bem legal se misturar as cores!

pintura com comidaPINTURA COM PLÁSTICO BOLHA – pedaços de plástico bolha, folha sulfite colorida, tesoura, pincél e tinta guache.

Pincele a superfície do plástico bolha com diferentes cores de tinta guache misturadas. Depois pressione contra a folha sulfite, mas com leveza para a tinta não escorrer. Criando diferentes formatos dá para criar efeitos bem legais!

bolha second time

PINTURA COM CANUDINHO – Canudos, tinta, folha sulfite, palitos de madeira e água.

Coloque a tinta guache em um recipiente e acrescente  água para a tinta ficar bem líquida. Depois molhe a ponta do palito na mistura e pingue gotas coloridas sobre o papel. Com o canudinho, sopre as gotas com força ou devagar, de acordo com o desenho que voce quer criar.

canudo second time

PINTURA NO ISOPOR – Uma bandeja de isopor, tinta guache, caneta, rolinho de pintura e folha sulfite.

Primeiramente, faça um desenho na parte de trás da bandeja. Depois com a tampa da caneta, contornar os traços do desenho para que fiquem mais fundos, em baixo relevo. Depois passe o rolinho com várias porções de tinta guache para cobrir o desenho.  Então pressione a bandeja com o lado da pintura contra a folha e tire devagar para que a tinta não escorra e não estrague o desenho.

carimbo de isopor 1carimbo de isopor2TÉCNICA COM FITA CREPE – Papel canson, fita crepe, tinta guache, esponja e lápis.

Fazer um desenho no papel – Na ilustração abaixo, a artista Isa Hohagen escolheu uma casa, uma árvore e um sol. Depois preencher as formas e linhas do desenho com fita crepe. Pinte por cima da fita crepe e nos espaços em brancos com a ajuda de uma esponja, misturando cores bem alegres. Depois é só esperar a tinta secar para tirar os pedaços de fita crepe. Pode-se acrescentar alguns detalhes no desenho, aonde ficou em branco, antes coberto pela fita, como as maças e  flores pequenas da ilustração, e está pronto!

fita crepe 1 second timefita crepe second time

 

 

PINTURA  AQUARELA –  Papel canson, tinta guache, água, pincél e uma porção de sal grosso.

Primeiro voce vai salpicar um pouco de água sobre o papel. Depois aplicar porções pequenas de tinta guache sobre a superfície úmida, para criar o efeito aquarela. Com a tinta molhada, jogue um pouco de sal grosso por toda a pintura. Logo voce verá o efeito , quando o sal reagir com a água e a tinta!

pintura aquarela com salTÉCNICA CORAÇÃO DOBRADO – folha sulfite branca ou colorida, lápis, tesoura, palito de madeira e tinta guache.

Fazer um coração com a folha (dobrando a folha ao meio) e recortar. Com o palito de madeira, espalhe tinta guache em um lado do recorte, podendo misturar cores diversas. Depois dobre o coração na metade novamente, com cuidado para a tinta não espalhar. quando voce abrir o coração terá um desenho simétrico. Esta é a pintura espelhada e pode ser feita com outras formas de figuras também.

pintura  coracao2

PINTURA COM COLA COLORIDA – Cola líquida, tinta guache, bandeja de isopor, água, palitos de madeira e folhas coloridas.

Coloque a cola líquida na parte de dentro da bandeja , cobrindo toda a superfície. Com o palito de madeira, espalhe um pouco de tinta sobre a cola,  fazendo desenhos diferentes, e deixe secar de um dia para o outro. No dia seguinte, puxe a camada de cola seca da bandeja, com cuidado. Aplique mais cola na parte de trás e cole sobre a folha colorida. Está pronta a arte!

pintura com cola 1cola colorda second timecom cola3

 

Imagens: delas.ig.com.br

 

 

 

No Comments

Reply